by Paulo Persil
A nova era da beleza
Primeiramente, a nova era da beleza é conhecer o passado ajuda a ter sucesso no presente e se pentear para o futuro.
Belle Époque – 1901 a 1919
Tempo de sofisticação e feminilidade. Nessa época, todavia, um alemão criou o permanente que levava 12 horas para fazer.
A princípio, na maquiagem o pó branco rosado feito de arroz era o queridinho das mulheres, por trazer brilho e juventude ao rosto. O batom um líquido vermelho verniz, e só. Pó, batom e penteados volumosos com adereços – chapéus, flores, plumas e pentes.
Os loucos anos 20
1920 Cabelos mais curtos e menos rebuscados, portanto, com enfeites como fitas de veludo ou de seda, a mulher começa a ter a sua independência. O batom era desenhado em formato de coração, por fim, com o canto dos lábios sem cor. Nos olhos, dá-lhe máscara de cílios e sombras pretas e claro, seguido pelo pó e o ruge (o blush na época).
Destaque – Para a glamourosa Coco Chanel, que exibia seus cabelos em corte reto e com franja.
Luxo dos anos 30
A saber, foi aqui que as colorações chegaram para mudar todo um estilo. Os penteados eram bem harmônicos, modelados e, por fim, ondulados. Na make, sombras escuras, que destacavam o côncavo para um olhar melancólico, dessa forma, com cílios curvados e muita máscara. Agora pasmem! As sobrancelhas assim, eram depiladas e redesenhadas com lápis ou tinta. O blush mudou o tom para castanho e o batom vermelho reinou, em suma, nos lábios femininos.
É aí que surge o pancake (um tipo de base cremosa).
Os Clássicos Anos 40
Logo depois, a maquiagem se torna individual, com tonalidades diferentes para cada pele através do processo de cílios postiços, batom delineado e pancake. O hair adotado foram os longos cabelos divididos na lateral, dessa forma, deixando uma mecha cobrir o rosto, e outra tendência eram as redinhas bordadas. É o tempo das pin-ups!
Os Dourados anos 50
Em síntese, os cabelos eram curtos e ondulados e as makes seguiam as cores das roupas, o pó compacto virou um item essencial na bolsa delas, além do lançamento do delineador líquido para criar os olhos gatinhos. Musas do cinema como Marilyn Monroe e Audrey Hepburn, por fim, inspiram e criam o começo de uma leve diferença entre os estilos.
Nos anos 60 somos jovens!
Nos anos de 1960 acontece uma verdadeira ruptura tecnológica no universo dos produtos para pentear, dominados até então pela brilhantina ou pelo verniz de goma. Com os cabelos mais longos e naturais, todavia surge o laquê em 1966, e os kits de coloração são lançados 1968, na ondas dos movimentos de liberdade liberado pelas jovens.
Os Hippies dos anos 70
A década de 70 foi marcada pela moda hippie. Valia de tudo! Black Power, cabelos repicados, com cortes em camadas e livres, leves e soltos. A atriz Farrah Fawcett, em outras palavras, foi a referência da época, muito copiada também por suas luzes. A make era mais leve e natural, contudo, com produtos cremosos, sombras claras e brilho labial.
O exagero dos anos 80
Na década de 1980 os Cabelos desfiados, soltos, compridos e muitas cores na maquiagem eram o hit do momento. O cabelo molhado com gel e mousse também fazia sucesso. Muito brilho e sofisticação! Surge o pó bronzeador.
1990 Para que tribo eu vou?
Os anos 90 foram marcados pelas tribos urbanas – patricinhas, nerds, surfistas, góticos… Duas representações de beleza – Naomi Campell e Kate Moss. A maquiagem seguia o minimalismo, um tipo de natural sofisticado. E tudo era tendência nos cabelos, várias cores e cortes para a mulher escolher, bem no seu estilo. Mas o loiro com fios lisos eram os queridinhos.
2000 Mudança de Século e a nova era da beleza
Chegamos aos anos 2000 e com tendências únicas. Na make, aparecem cores mais quentes e tons coloridos. No cabelo prevalecem os cabelos lisos e contrastantes, sendo fios escuros por baixo e platinados por cima.
Anos 2010. Mulheres: segue a década anterior, valorizando também grandes quadris e a pele morena. Não é à toa que Kim Kardashian se tornou um dos maiores símbolos femininos da década. Homens: o estilo mais descontraído voltou, com barbas por fazer e cabelos desalinhados.
A evolução da internet e o avanço das redes sociais, por fim, revolucionaram essa década quando o assunto é beleza. Os tutoriais do YouTube fizeram seu maior sucesso até meados de 2015. Já a maquiagem de Instagram, Kardashian-style, prevaleceu na segunda metade da década. Técnicas de contorno, baking, cut-crease, extensão de cílios, iluminadores brilhosos combinados à pele e batons matte e sobrancelhas micropigmentadas eram exemplos do que fez sucesso na década passada. Nos cabelos, ombré hair, balayage, mechas esfumadas, loiro platinado, cabelos coloridos e cortes bob marcaram a moda!
2020 E agora?
Na nova era a beleza é democrática! A tendência do momento é se amar e ter a make e cabelo que quiser. Muitos visuais das outras décadas estão voltando com tudo.
Por: @paulopersil
Leia também: ABLAGUAM homenageia personalidades ilustres civis e militares
Oscar Müller é homenageado como Comendador pela ABCA - Revista MaisBonita
14 de Setembro, 2024[…] Leia também: A nova era da beleza é democrática e a tendência do momento […]