A princípio, na última quarta feira (4), a Academia Brasileira de Letras das Guardas Municipais – ABLAGUAM, outorgou diversas homenagens a personalidades civis e militares na Câmara Municipal de São Paulo.
O glamouroso evento teve todavia em sua mesa de honra o presidente da ABLAGUAM Comandante Braga, o presidente da ACLASP Jamil Hassan, as empresárias Elisabete Gaspi e Fernanda Cordeiro entre outros. Não podemos deixar de citar, todavia, a relações públicas e única mulher, fundadora da ABLAGUAM, nossa grande amiga Zaine Assaf.
Entre os homenageados, portanto, figuravam Ricardo Abreu, Bruna Gerolla, Liliane Abreu, Issao Imamura, Samyr Moyses, Mel Recalde entre outros. E entre os convidados, personalidades como Carolina Miranda, Dalva Scorvo, Roberto Pascoal, Jana Marques, Florita Salari, Érico Bitto, Érika Dias, Graziela Vieira e mais.
Primeiramente quebrando o protocolo, o GM Reinaldo Dutra entrega ao Comandante Braga e a RP Zaine Assaf, Menção Honrosa do Instituto Internacional Conde Koma. Pelos relevantes trabalhos prestados pela Academia Brasileira de Letras das Guardas Municipais.
Em seguida o Comandante Braga retribui a homenagem, outorgando a Medalha da Guarda Metropolitana ao GM Reinaldo Dutra.
A Academia
A saber, a Academia Brasileira de Letras das Guardas Municipais – ABLAGUAM, existe desde 12 de fevereiro de 2024. É uma sociedade civil de fins culturais, todavia, de âmbito nacional. É de duração indeterminada que, tem por finalidade promover e estimular, por fim, a criação literária, individual e coletiva de seus membros. Além, de estimular a produção literária de novos escritores e a divulgação da Literatura Policial Municipal Brasileira.
Atualmente, a ABLAGUAM é constituída por membros Efetivos e membros Correspondentes, ou seja, escritores policiais municipais e simpatizantes que se dedicam ao estudo e publicação de obras relacionadas à segurança pública municipal e ao resgate da história das guardas municipais do Brasil. Seus vultos e o fazer literário de maneira geral nas áreas de conto, poesia, crônica, ensaio, crítica literária e, por fim, romance.
A academia compõe-se de 40 (quarenta) cadeiras de membros Efetivos, 20 (vinte) cadeiras de membros Correspondentes e, por fim, 41 (quarenta e um) patronos.
Instagram: @ablaguam
Leia também: Tecnologia drone explicada