Notícias

Adele Fátima, eterna Musa do Carnaval do Rio

Bailarina; modelo; atriz; cantora e ambientalista

Filha de mãe brasileira e pai alemão, Adele Fátima iniciou sua carreira aos 17 anos, participando do show de mulatas comandado por Osvaldo Sargentelli.

Uma propaganda das Sardinhas 88, estrelada por Adele em 1978, na qual ela dançava de biquíni, fez muito sucesso à época.

Ainda em 1978, já bastante conhecida, foi convidada por Albert Broccoli para participar das filmagens de Moonraker, da série 007, no papel de uma Bond girl brasileira. Embora seu nome e foto tenham constado nos créditos e na divulgação do filme, suas cenas foram cortadas da edição final, após rumores de que estaria tendo um caso com Roger Moore, ator que interpretava James Bond. O fato nunca foi confirmado, e as cenas foram refeitas com a atriz Emily Bolton.

Em 1979, interpretou a protagonista Clara das Neves em Histórias Que Nossas Babás Não Contavam, uma paródia sensual da história da Branca de Neve. O filme foi um sucesso de público nos cinemas brasileiros e também na televisão, sendo exibido constantemente nas sessões noturnas do SBT na década de 1980.


Nasceu no dia 17 de fevereiro, em pleno Carnaval, começou no Bafo da Onça com 4 anos de idade e, até hoje, participa desse espetáculo, que a consagrou como a primeira madrinha de bateria de escola de samba e musa inspiradora da Apoteose pelo arquiteto Oscar Niemeyer.

Musa dos anos 70 e 80, ficou famosa com o comercial das sardinhas 88, depois disso, ganhou o mundo.
Fez 18 filmes, realizou vários shows como cantora por todo o país patrocinada pela VASP e fez uma turnê no Chile com o cantor Cauby Peixoto.

Durante dez anos, trabalhou na linha de show da TV Globo. Participou do Sítio do Pica-Pau Amarelo, das novelas Gabriela (1975) e Ti Ti Ti (1986) e das minisséries Agosto (1993) e Memorial de Maria Moura (1994), e foi jurada em vários programas de televisão;

No teatro, estreou ao lado do Grande Otelo e, sob a direção de Atilio Ricó, atuou por seis meses na peça Férias Extraconjugais.

Fez capas de diversas revistas e discos, foi Rainha de várias bandas, inclusive do Bola Preta.
Foi enredo da Banda Amigos da Barra, com música composta por Xande de Pilares e Gilson Bernini e interpretada por Ito Melodia e é madrinha do bloco “Eu Vou Treinar e Volto Já” do SAFERJ (Sindicato dos Atletas de Futebol do Estado do Rio de Janeiro).

Desfilou em várias escolas de samba, identificando-se com todas.

Foi capa de revistas nos países nórdicos e, no ano passado, de uma nos Estados Unidos.

Vida em família:

Adele e o marido Marcelo Carneiro se dividem entre Brasil e Portugal e viagens pelo mundo. Os dois tiveram um casal de filhos. A menina morreu de câncer aos 18 anos, em 2001. O filho mora em Teresópolis com a mulher e os dois filhos: “Amo meu trabalho, mas minha prioridade é a família”.

No entando, segue disponível para trabalhos em novelas. Filmes e documentários.

@adelefatimaoficial

Fotos: divulgação

Oscar Muller

Oscar Muller

About Author

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Você também pode gostar

ABLAGUAM homenageia personalidades ilustres civis e militares
Notícias

ABLAGUAM homenageia personalidades ilustres civis e militares

A princípio, na última quarta feira (4), a Academia Brasileira de Letras das Guardas Municipais – ABLAGUAM, outorgou diversas homenagens
Notícias

Oscar Müller é homenageado com o Título de Comendador

Primeiramente, em uma cerimônia emocionante realizada no Clube Militar, na Lagoa, Oscar Müller recebeu uma das mais prestigiadas honrarias concedidas